sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ocultismo

Ocultismo (ou Ciências Ocultas) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza, do Universo e da própria Humanidade. O ocultismo trata de um tipo de conhecimento que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é sobrenatural e secreto. Não é aceito pela comunidade científica por não compartilhar de suas metodologias. O ocultismo está relacionado aos fenômenos sobrenaturais. Ou seja, são conjecturas metafísicas, e teológicas, algumas da quais oriundas de povos da Antigüidade Clássica.

Introdução

O ocultismo está relacionado aos fenômenos sobrenaturais. Ocultismo é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo.

O Homem aqui retratado seria um completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala). Clique em cabala e descubra mais.

Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobrenatural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía a religião original.

Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos Magos já conheciam a maior parte das descobertas da ciência contemporânea e até além delas, tornando estas descobertas meros achados.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Veja tudo sobre ocultismo aqui.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Topico de Ajuda!.


Ola !, O Blog já começou está em fase de construção quero a ajuda de todos dando palpites de coisas legais para serem postadas no blog. Qualquer tipo de coisa: musicas para passarem no blog, sugestões de tópicos, sugestões de nomes para o bolg, pedidos de downloads e etc.

Entrem em contato, postem idéias ou me adicionem MSN: robsonyoroku@hotmail.com


PS: Está com dificuldade em achar algo no blog, pois ele e muito grande tudo parece estar misturado, dica olhe ali do lado direito do monitor (>>>) em um espaço Azul onde tem escrito arquivo do blog, la tem os links para ir diretamente para os tópicos solicitados, simples e rápido, nesta mesma barra encontra-se musicas, uma playlist bem legal para curtir enquanto você se diverte e fica bem informado vasculhando o blog.
=D

Como postar?

Muitos estão com dificuldades na hora de postar comentários é exporem suas idéia na participação do blog, certo aqui será o lugar onde todos irão aprender a postar para então assim com a participação adquirir a nota.

Esse trabalho da construção de um blog vale para português e para sociologia, mas não pense tanto por esse lado, sim ele é importante mas aqui você também poderá adquirir mais conhecimentos elevar o seu QI, mas então faça sua parte poste, dê idéias, questione, afirme, negue assim o blog ira pra frente é todos ganharão notas.

=D

Vamos começar:

Ao final de todos os tópicos há umas letrinhas pequenas, lá irá ter comentários, é o numero de comentários já postados.

Ao clicar no link Comentários, abrira uma janelinha onde irá aparecer os comentários já postados e em baixo uma frase lhe aconselhando. Certo em seguida o espaço para digitar o seu comentário.

Após você terminar de digitar seu comentário, mais abaixo na janela ira ter algumas opções há serem escolhidas escolha a opção NOME/URL após isso digite seu nome é sobrenome corretamente, a lacuna onde deve ser escrito a URL e opcional, não é necessário preenche-la, após isso você pode visualizar seu comentário para verificar se esta tudo certo é depois publica-lo, ou ir direto a opção PUBLICAR COMENTÁRIO.

Pronto isso e tudo, no final todos estão vendo como não é difícil comentar

=D

OBS: Não use termos indevidos como palavrões, gírias nem abreviações coisa típica de todos hoje em dia, por exemplo: vc, naum, ñ, tbm, blz e etc. Nada disso será tolerado, sé em sua postagem houver esse tipo de erro isso será descontado da sua nota.

Português, temas literários.

Trovadorismo

Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Seu surgimento ocorreu no mesmo período em que Portugal começou a despontar como nação independente, no século XII; porém, as suas origens deram-se na Provença, de onde se espalhou por praticamente toda a Europa. Apesar disso, a lírica medieval galego-portuguesa possuiu características próprias, uma grande produtividade e um número considerável de autores conservados.

As origens do trovadorismo

Os trovadores medievais escreviam em pergaminhos, como por exemplo o pergaminho Vindel

São admitidas quatro teses fundamentais para explicar a origem dessa poesia: a tese arábica, que considera a cultura arábica como sua velha raiz; a tese folclórica, que a julga criada pelo próprio povo; a tese médio-latinista, segundo a qual essa poesia teria origem na literatura latina produzida durante a Idade Média; e, por fim, a tese litúrgica, que a considera fruto da poesia litúrgico-cristã elaborada na mesma época. Todavia, nenhuma das teses citadas é suficiente em si mesma, deixando-nos na posição de aceitá-las conjuntamente, a fim de melhor abarcar os aspectos constantes dessa poesia. A mais antiga manifestação literária galaico-portuguesa que se pode datar é a cantiga "Ora faz host'o senhor de Navarra", do trovador português João Soares de Paiva ou João Soares de Páiva, composta provavelmente por volta do ano 1200. Por essa cantiga ser a mais antiga datável (por conter dados históricos precisos), convém datar daí o início do Lírica medieval galego-portuguesa (e não, como se supunha, a partir da "Cantiga de Guarvaia", composta por Paio Soares de Tavaerós, cuja data de composição é impossível de apurar com exactidão, mas que, tendo em conta os dados biográficos do seu autor, é certamente bastante posterior). Este texto também é chamado de "Cantiga da Ribeirinha" por ter sido dedicada à Dona Maria Paes Ribeiro, a ribeirinha. De 1200, a Lírica galego-portuguesa se estende até meados do século XIV, sendo usual referir como termo o ano de 1350, data do testamento do Conde D. Pedro de Barcelos, filho primogênito bastardo de D. Dinis, ele próprio trovador e provável compilador das cantigas (no testamento, D. Pedro lega um "Livro das Cantigas" a seu sobrinho, D. Afonso XI de Castela).

Trovadores eram aqueles que compunham as poesias e as melodias que as acompanhavam, e cantigas são as poesias cantadas. A designação "trovador" aplicava-se aos autores de origem nobre, sendo que os autores de origem vilã tinham o nome de jogral termo que designava igualmente o seu estatuto de profissional (em contraste com o trovador). Ainda que seja coerente a afirmação de que quem tocava e cantava as poesias eram os jograis, é muito possível que a maioria dos trovadores interpretasse igualmente as suas próprias composições.

A mentalidade da época baseada no teocentrismo serviu como base para a estrutura da cantiga de amigo, em que o amor espiritual e inatingível é retratado.As cantigas, primeiramente destinadas ao canto, foram depois manuscritas em cadernos de apontamentos, que mais tarde foram postas em coletâneas de canções chamadas Cancioneiros (livros que reuniam grande número de trovas). São conhecidos três Cancioneiros galego-portugueses: o "Cancioneiro da Ajuda", o "Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa" (Colocci-Brancutti) e o "Cancioneiro da Vaticana". Além disso, há um quarto livro de cantigas dedicadas à Virgem Maria pelo rei Afonso X de Leão e Castela, O Sábio. Surgiram também os textos em prosa de cronistas como Rui de Pina, Fernão Lopes e Gomes Eanes de Zurara e as novelas de cavalaria, como A Demanda do Santo Graal.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.:

Veja tudo sobre trovadorismo Aqui.



Humanismo

A expressão humanismo refere-se genericamente a uma série de valores e ideais relacionados à celebração do ser humano. O termo, porém, possui diversos significados, muitas vezes conflitantes.

Segundo Bernard Cottret, biógrafo de Calvino, o seu atual significado surge apenas em 1877 .Significa, segundo este autor, o interesse dos sábios do Renacimento pelos textos da antiguidade clássica (em Latim e Grego)em detrimento da escolástica medieval. Autores clássicos como Cícero ou Séneca voltam a ser lidos com um interesse acrescido na Europa do século XVI.

Humanistas famosos são entre outros Petrarca, Gianozzo Manetti, Lorenzo Valla, Marsilio Ficino, Erasmo de Roterdão, François Rabelais, Pico de La Mirandola e Thomas Morus.

Os acadêmicos Andrea Alciati (italiano) e Gräzist Wolmar (alemão), a cujas aulas Calvino assistiu em Bourges são também figuras demonstrativas, se bem que num plano menor, do espírito humanista em voga no século XVI.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.:

Veja tudo sobre humanismo Aqui.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Links.

Aqui estarei postando lniks importantes que ajudarão a todos, como por exemplo o endereço do site para fazer a inscrição para o pas.

Inscrições para o pas: Inscreva-se Aqui
Centro de Ensino Médio 02: Escola CEM 02 de Ceilândia
Professor Kelson: Fískelson - Física com Kelson
Professor Nunes: QuímicaNunes - Química com Nunes
Professor Gildenor: GildenorHistoria - História com Gildenor

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Aquecimento Global.


Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.

Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenómeno.

Terminologia

O termo "aquecimento global" é um exemplo específico de mudança climática à escala global. O termo "mudança climática" também pode se referir ao resfriamento global. No uso comum, o termo se refere ao aquecimento ocorrido nas décadas recentes e subentende-se uma influência humana. A Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC) usa o termo "mudança climática" para mudanças causadas pelo Homem, e "variabilidade climática" para outras mudanças. O termo "alteração climática antropogênica" é por vezes usado quando se fala em mudanças causadas pelo Homem.

Evidências do aquecimento global

A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6 ± 0.2 °C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. De 1945 a 1976, houve um arrefecimento que fez com que temporariamente a comunidade científica suspeitasse que estava a ocorrer um arrefecimento global.


O aquecimento verificado não foi globalmente uniforme. Durante as últimas décadas, foi em geral superior entre as latitudes de 40°N e 70°N, embora em algumas áreas, como a do Oceano Atlântico Norte, tenha havido um arrefecimento. É muito provável que os continentes tenham aquecido mais do que os oceanos. Há, no entanto que referir que alguns estudos parecem indicar que a variação em irradiação solar pode ter contribuído em cerca de 45–50% para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.

Isso foi um breve comentário sobre o aquecimento global, um tema preocupante que vem sendo abrangido por todo o mundo, ajude nos faça sua parte se todos pensassem igual o mundo não estaria assim prestes a acabar...

Se você gostou da matéria sobre o aquecimento global, ela se encontra completa AQUI!, Bom proveito

=D

VEJA UM VÍDEO INTERESSANTE SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL:


O Pagador de Promessas.



Sinopse

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candoblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.

Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no Nordeste do Brasil. Seu melhor amigo é um burro. Quando este adoece, Zé faz uma promessa à uma mãe-de-santo do Candomblé: se seu burro se recuperar, irá doar sua terra aos pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.

O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias "pagãs" em que a promessa foi feita. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingénuo Zé. Os praticantes de Candombléquerem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. A polícia é chamada para prevenir a entrada de Zé na Igreja, e ele acaba assassinado em um confronto violento entre policiais e manifestantes a seu favor. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na Catedral.

Elenco

  • Leonardo Villar .... Zé do Burro
  • Glória Menezes .... Rosa
  • Dionísio Azevedo .... padre Olavo
  • Norma Benegell .... Marli
  • Geraldo Del Rey .... Bonitão
  • Roberto Ferreira .... Dedé
  • Othon Bastos .... repórter
  • Maria Conceição .... tia
  • João Desordi .... detetive
  • Antônio Pitanga .... Coca
  • Canjiquinha
  • Américo Coimbra

Principais prêmios e indicações

Óscar 1963 (EUA)

  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.


Festival de Cannes 1962 (França)

  • Ganhou a Palma de Ouro.


Festival de Cartagena 1962 (Colômbia)

  • Ganhou o Prêmio Especial do Júri.


San Francisco International Film Festival 1962 (EUA)

  • Ganhou o Prêmio Golden Gate nas categorias de Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora.

Curiosidades

  • O pagador de promessas foi o primeiro (e até agora o único) filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
  • O diretor Anselmo Duarte e a equipe do filme foram recebidos com um desfile público em carro aberto, ao desembarcar no Brasil após o recebimento do prêmio em Cannes.
  • Conforme contou no programa de Soares, Anselmo Duarte foi homenageado em sua terra natal e, dentre as honrarias, havia o discurso de um famoso político local. No decorrer do discurso, o político insistia em pronunciar o nome de "Anselmo" como "Ansérmo", o que causava risos nos presentes. Percebendo a reação, o político disse que falava a liguagem do povo, mas que também se expressava na linguagem culta. Logo em seguida, tentou corrigir o erro, mas acabou por dizer "Ansérmo Dualte".
  • Mais de vinte anos mais tarde, Gomes adaptou sua própria obra para a Rede Globo, no formato de minissérie. Esta versão foi, no entanto, censurada à pedido dos patrocinadores, que não teriam gostado das menções positivas feitas à reforma agrária.


Download do Livro: Clique Aqui
Download do Filme: Clique Aqui


Veja também o Trailer do Filme.



http://br.youtube.com/watch?v=CgVKYRyAnIU

Downloads.

Aqui será um tópico exclusivo para downloads, deixarei o link da minha conta 4shared assim vocês poderão procurar e fazer downloads do que vocês precisarem, qualquer coisa podem fazer pedidos de downloads no tópico de ajuda. =D

Aqui está o link: Clique Aqui!

PS: Também estarei postando programas que executam os livros, vídeos e tudo mais que será colocado para download no Blog, caso o arquivo desejado não abrir após o download e só ir no link dos downloads e então procurar o programa apropriado para executar tal arquivo.