quinta-feira, 11 de setembro de 2008

O Pagador de Promessas.



Sinopse

Zé do Burro é um homem humilde que enfrenta a intransigência da Igreja ao tentar cumprir a promessa feita em um terreiro de candoblé de carregar uma pesada cruz por um longo percurso.

Zé do Burro é o dono de um pequeno pedaço de terra no Nordeste do Brasil. Seu melhor amigo é um burro. Quando este adoece, Zé faz uma promessa à uma mãe-de-santo do Candomblé: se seu burro se recuperar, irá doar sua terra aos pobres e carregará uma cruz desde sua terra até a Igreja de Santa Bárbara em Salvador, onde a oferecerá ao padre local. Assim que seu burro se recupera, Zé dá início à sua jornada.

O filme se inicia com Zé, seguido fielmente pela esposa Rosa, chegando à catedral de madrugada. O padre local recusa a cruz de Zé após ouvir dele a razão pela qual a carregou e as circunstâncias "pagãs" em que a promessa foi feita. Todos em Salvador tentam se aproveitar do inocente e ingénuo Zé. Os praticantes de Candombléquerem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, os jornais sensacionalistas transformam sua promessa de dar a terra aos pobres em grito pela reforma agrária. A polícia é chamada para prevenir a entrada de Zé na Igreja, e ele acaba assassinado em um confronto violento entre policiais e manifestantes a seu favor. Na última cena do filme, os manifestantes colocam o corpo morto de Zé em cima da cruz e entram à força na Catedral.

Elenco

  • Leonardo Villar .... Zé do Burro
  • Glória Menezes .... Rosa
  • Dionísio Azevedo .... padre Olavo
  • Norma Benegell .... Marli
  • Geraldo Del Rey .... Bonitão
  • Roberto Ferreira .... Dedé
  • Othon Bastos .... repórter
  • Maria Conceição .... tia
  • João Desordi .... detetive
  • Antônio Pitanga .... Coca
  • Canjiquinha
  • Américo Coimbra

Principais prêmios e indicações

Óscar 1963 (EUA)

  • Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.


Festival de Cannes 1962 (França)

  • Ganhou a Palma de Ouro.


Festival de Cartagena 1962 (Colômbia)

  • Ganhou o Prêmio Especial do Júri.


San Francisco International Film Festival 1962 (EUA)

  • Ganhou o Prêmio Golden Gate nas categorias de Melhor Filme e Melhor Trilha Sonora.

Curiosidades

  • O pagador de promessas foi o primeiro (e até agora o único) filme brasileiro a ser premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cannes.
  • O diretor Anselmo Duarte e a equipe do filme foram recebidos com um desfile público em carro aberto, ao desembarcar no Brasil após o recebimento do prêmio em Cannes.
  • Conforme contou no programa de Soares, Anselmo Duarte foi homenageado em sua terra natal e, dentre as honrarias, havia o discurso de um famoso político local. No decorrer do discurso, o político insistia em pronunciar o nome de "Anselmo" como "Ansérmo", o que causava risos nos presentes. Percebendo a reação, o político disse que falava a liguagem do povo, mas que também se expressava na linguagem culta. Logo em seguida, tentou corrigir o erro, mas acabou por dizer "Ansérmo Dualte".
  • Mais de vinte anos mais tarde, Gomes adaptou sua própria obra para a Rede Globo, no formato de minissérie. Esta versão foi, no entanto, censurada à pedido dos patrocinadores, que não teriam gostado das menções positivas feitas à reforma agrária.


Download do Livro: Clique Aqui
Download do Filme: Clique Aqui


Veja também o Trailer do Filme.



http://br.youtube.com/watch?v=CgVKYRyAnIU

13 comentários:

Anônimo disse...

O pagador de promessas nos traz informações a respeito do pré-conceito.Algumas vezes tratamos assuntos rotineiros com uma certa banalidade,mas não nos damos conta do quanto esse conhecimento é importante em nossas vidas.
Além de tudo,é bom lembrarmos que não devemos discriminar se nao quisermos ser desrespeitados.
Mas gostei muito de debater esse tema com os meus colegas de sala,através da web quest

Anônimo disse...

O pagador de promessas fala sobre discriminação,tanto na religião e como no do homem da cidade com o do campo.
Isso mostra que não devemos criticar as pessoas pelas coisas que fazem,deve-se esquecer das coisas dos outros e se preucupar com a sua vida.
Foi muito legal debater sobre esse tema na escola,e também no blog

Anônimo disse...

O pagador de promessa foi um livro muito sofrido que eu li,porque mostra o sofrimento de Zé-do-Burro ao tentar cumprir sua promessa.A prova sobre o assunto foi ótima e os comentários melhor ainda.Gostei muito do assunto postado.

Anônimo disse...

O pagador de promessa e um livro muito interessante mas ao mesmo tempo muito cansativo, mas o livro se trata sobre a injenuidade das pessoas do interior que acreditam muito em promessas e que sao muito facil de serem enganadas pelas pessoas da cidade grande.

Unknown disse...

professora quando ler essa aki é pra da nota pra nayara é porque não esta dando pra comentar do computador dela...

O livro "O Pagador de Promessas" é um muito interessante apesar de ser muito extenso.Mas esse livro fez nós alunos refletir muito sobre tudo que acontecia antigamente e que ainda existe pessoas que cumprem as promessas que fazem.Gostei muito de lê esse livro.

Unknown disse...

Gostei muito do livro “O pagador de promessas”, o livro fala de um rapaz do interior (Zé do Burro) que vive fazendo promessas e para pagar faz de tudo, Zé do Burro e um cara que para salvar seu burro fez um promessa e para pagar a promessa que fez teve que morrer, o livro demonstra também como o povo da cidade quer ser superior ao do interior, o conteúdo da prova foi muito bom, foi o que me salvou na provar, pois gostei muito do livro.

Unknown disse...

Bom,já falaram quase tudo sobre o livro "O Pagador de Promessas",mas vou falar um pouco.Esse livro me chamou bastante atenção por que relata uma amizade verdadeira entre um ser racional e um ser não racional.Também mostra uma fé gigante de um homem que hoje em dia não vemos mais.Gostei bastante do livro apesar dele ser muito extenso

Anônimo disse...

O pagador de promessas ficou bastante interessante no filme,porque a sensação de adrenalina e conhecimento é melhor,o livro é bom mas não tão incrivel quanto o filme.Debater esse assunto tanto em sala quanto no blog é e será bastante interessante.Parabens pelas postagens.

Unknown disse...

Vanessa:
O livro pagador de promessas é um livro bastante interessante,pois fala das vivencias das pessoas como no proprio cotidiano você quando ler ele se sente como fosse na propria pele.Adorei ter lido este livro e com certeza irá sim mudar algo em minha vida pois pra mim aquele livro é como uma lisão de vida!

Anônimo disse...

O pagador de promessas de Dias Gomes, fala sobre um homem que saiu da zona rural para pagar uma promessa para um burro que se machucou, nisso Zé-do-burro e a mulher dele que anda ate a igreja de santa bárbara, mas quando eles chegam lá não entram por que o padre pensa que ele e meche com demônios.
Eu achei no filme muito importante que mostra um homem que de todo jeito tenta pagar uma promessa mas por injustiça não consegue entrar, só depois que morre as pessoas conseguem colo calo dentro.
Gostei muito do livro mais do filme muito antigo, mas muito bom.

Anônimo disse...

O pagador de promessa foi uma forma de vermos a realidade que é o nosso país, as coisas que aconteceram em vários lugares do Brasil que foram feitas injustamente.
O pagador de promessas é a forma de como as pessoas julgam sem saber, isso é o resultado principalmente da desigualdade.
Ele mostra como as pessoas vêem a cultura e o comportamento do autor.
Um homem julgado por ser de zona rural, por ter cultura diferente e por agir diferente ele acabou morto.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Bom , eu não vou falar do pagador de promessas por que eu não gostei muito do filme e de algumas partes do livro , achei o conteúdo cansativo.!
Mais aqui no blog tem vários assuntos que me chamaram a atenção.
Ocultismo: eu gostei de ler sobre o artigo bem interessante,o assunto trata não só da vida aqui na terra mais sim da expectativa de vida fora da terra , que existem outras vidas fora do planeta terra.!
Cabala:no meu entender a prática da cabala são pessoas q acreditam em vários deuses,usando várias religiões para provar que é verdade,mais não são essas pessoas que acreditam ,que criam esses deuses.
Como surgiu o trovadorismo: chamou-me bastante atenção,foi uma manifestação literária.
Aquecimento global:Assunto que está sendo mais falado nos últimos tempos,nas escolas,nos ônibus,jornais,revistas etc.ultimamente só se ouve falar q devemos preservar o meio ambiente,para não provoca o aquecimento da camada de ozônio,no meu ponto de vista as pessoas não estão nem ligando,pois elas só vão acreditar quando acontecer de verdade,enquanto não acabar a água e os alimentos está tudo certo, para pessoas medíocres que só pensam em si mesmos.
Parabéns pelo blog.!