sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ocultismo

Ocultismo (ou Ciências Ocultas) é um conjunto de teorias e práticas cujo objetivo seria desvendar os segredos da natureza, do Universo e da própria Humanidade. O ocultismo trata de um tipo de conhecimento que está além da esfera do conhecimento empírico, o que é sobrenatural e secreto. Não é aceito pela comunidade científica por não compartilhar de suas metodologias. O ocultismo está relacionado aos fenômenos sobrenaturais. Ou seja, são conjecturas metafísicas, e teológicas, algumas da quais oriundas de povos da Antigüidade Clássica.

Introdução

O ocultismo está relacionado aos fenômenos sobrenaturais. Ocultismo é um conjunto vasto, um corpo de doutrinas proveniente de uma tradição primordial que se encontraria na origem de todas as religiões e de todas as filosofias, mesmo as que, aparentemente, dele parecem afastar-se ou contradizê-lo.

O Homem aqui retratado seria um completo e arquetípico, composto não apenas de corpo, mas também de emoção, razão e alma (como divide a cabala). Clique em cabala e descubra mais.

Segundo algumas tradições ocultistas as religiões do mundo teriam sido inspiradas por uma única fonte sobrenatural. Portanto, ao estudar essa fonte chegar-se-ía a religião original.

Muitas vezes um ocultista é referenciado como um mago. Alguns acreditam que estes antigos Magos já conheciam a maior parte das descobertas da ciência contemporânea e até além delas, tornando estas descobertas meros achados.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Veja tudo sobre ocultismo aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Complementando,desde a antiguidade, cobertas pelo véu das alegorias místicas e hieráticas das diferentes tradições, encontram-se pegadas de uma mesma doutrina cuidadosamente velada. uma ciência oculta que parece ser a fonte das religiões e forças intelectuais, chamada por alguns místicos de ocultismo.

de forma geral, o ocultismo pode ser entendido como um corpo de teorias e práticas que buscam trazer à compreensão as correspondências entre o homem, a natureza e o universo, procurando revelar os aspectos espiritual e superior do individuo.

esta "ciência", cuja linguagem se expressa por meio alegórico, busca as relações existentes entre os elementos físicos do universo; estuda o visível para compreender o invisível - o manifesto como reflexo do imanifesto.


"conhece-te a ti mesmo"