quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Aquecimento Global.


Aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século.

Se este aumento se deve a causas naturais ou antropogênicas (provocadas pelo homem) ainda é objeto de muitos debates entre os cientistas, embora muitos meteorologistas e climatólogos tenham recentemente afirmado publicamente que consideram provado que a ação humana realmente está influenciando na ocorrência do fenómeno.

Terminologia

O termo "aquecimento global" é um exemplo específico de mudança climática à escala global. O termo "mudança climática" também pode se referir ao resfriamento global. No uso comum, o termo se refere ao aquecimento ocorrido nas décadas recentes e subentende-se uma influência humana. A Convenção Quadro das Nações Unidas para Mudança do Clima (UNFCCC) usa o termo "mudança climática" para mudanças causadas pelo Homem, e "variabilidade climática" para outras mudanças. O termo "alteração climática antropogênica" é por vezes usado quando se fala em mudanças causadas pelo Homem.

Evidências do aquecimento global

A principal evidência do aquecimento global vem das medidas de temperatura de estações meteorológicas em todo o globo desde 1860. Os dados com a correção dos efeitos de "ilhas urbanas" mostra que o aumento médio da temperatura foi de 0.6 ± 0.2 °C durante o século XX. Os maiores aumentos foram em dois períodos: 1910 a 1945 e 1976 a 2000. De 1945 a 1976, houve um arrefecimento que fez com que temporariamente a comunidade científica suspeitasse que estava a ocorrer um arrefecimento global.


O aquecimento verificado não foi globalmente uniforme. Durante as últimas décadas, foi em geral superior entre as latitudes de 40°N e 70°N, embora em algumas áreas, como a do Oceano Atlântico Norte, tenha havido um arrefecimento. É muito provável que os continentes tenham aquecido mais do que os oceanos. Há, no entanto que referir que alguns estudos parecem indicar que a variação em irradiação solar pode ter contribuído em cerca de 45–50% para o aquecimento global ocorrido entre 1900 e 2000.

Isso foi um breve comentário sobre o aquecimento global, um tema preocupante que vem sendo abrangido por todo o mundo, ajude nos faça sua parte se todos pensassem igual o mundo não estaria assim prestes a acabar...

Se você gostou da matéria sobre o aquecimento global, ela se encontra completa AQUI!, Bom proveito

=D

VEJA UM VÍDEO INTERESSANTE SOBRE O AQUECIMENTO GLOBAL:


12 comentários:

Anônimo disse...

O aquecimento global teve um foco muito importante na apresentação dos curtas,e nos trouxe informações preciosas.Creio que se todos fizerem a sua parte,um pedacinho do mundo será preservado,e melhorará a nossa vida.Muito bem explicado esse conteúdo.

Anônimo disse...

O assunto mais comentado no meio de comunicação é o AQUECIMENTO GLOBAL.Esse assunto me mobiliza toda vez que escuto porque relata é o nosso futuro...E a nova geração.
Muito interessante esse assunto postado.

Anônimo disse...

Aquecimento global um tema que preoucupa a sociedade,pode ser evitado se cada um fazer sua parte.É um assunto muito importante,pois esse problema não é so meu e nem só seu,e sim de todos nós.
Esse tema faz com que refletimos sobre o nosso planeta e também nosso futuro.

Anônimo disse...

Aquecimento global nada mais do que uma ameaça que já vem aterrorizando povos do mundo todo, isso se deve ao enorme acúmulo de poluição nos rios, mares e no ambiente.Com esses fatores ocorrendo exageradamente.
O ser humano esta destruindo o próprio lugar onde vive, sem ter a noção que tudo o que esta fazendo ,esta se auto prejudicando.
Se cada um parar, para pensar e decidir fazer sua parte nosso planeta irá agradecer muito ,pois todos nos temos que ajudar se cada um fizer o que deve ser feito, por menor que seja faz muita diferença.

Unknown disse...

Edyjunio

Achei muito importante esse tópico por que esta falando de onde nós vivemos
E o aquecimento global é uma coisa muito perigosa que temos que tratar com seriedade
Porque esta falando do nosso planeta terra
E ainda da tempo de mudar essa situação

Tenho algumas sugestões para salvar nosso planeta

Sugestões:
• Use lâmpadas fluorescentes ao invés das incandescentes.
• Deixe o carro em casa sempre que puder e use transporte público, vá a pé ou de bicicleta.
• Recicle lixo.
• Plante árvores. Muitas árvores. Elas absorvem o CO2 do ar reduzindo o efeito estufa.
• Pare de comer carne, pois só se pode criar pastagens desmatando grandes áreas verdes, e o processo digestivo do gado emite gases (flatulência) que contribuem para o efeito estufa.
• Busque ser cada vez menos dependente direta ou indiretamente de petróleo.

Achei muito legal esse tópico e esse assunto deveria ser tratado com mais seriedade por todos.

Anônimo disse...

o aquecimento global ta sendo um tema muito comentando não somente nas escolas,ele é tambem bastante discutido entre a sociedade.Os problemas do nosso planeta terra acontece por consequencia dos nossos proprios atos, gestos que poderiam fazer parte do nosso dia-a-dia e que poderiam salvar o meio ambiente sem fazer mal a ninguém, estão sedo ignorados, deixados para trás,como se futuramente por causa desses atos inconscientes que cometemos o nosso planeta terra pode morrer. Para alguns parece ser besteira, eles pensam que se fulano não faz,por que eu teho que fazer, só a minha concientização não vai mudar o mundo. Pois ai que está o erro, se cada um fizer sua parte sem pensar no que o outro faz ou deixa de fazer, concerteza conseguiremos torna o nosso planeta u lugar mais agradável para si viver.


é isso que eu deixo de mensagen para todos que visitaram o blog

reflita sobre os seus atos e veja si o que você esta fazendo é realmente correto.

um Beijoo a todos

Anônimo disse...

o planeta terra é o nosso lar,
se nós nao cuidarmos dele
quem cuidará ?

Preservar é preciso
é dever de cada um
o planeta pedi ajuda
Preservar é algo comum

se você fizer sua parte
todos tbm irão fazer
di pouquinho em pouquinho
o planeta irá crescer.

um lixo aqui,reciclagem ali
cuida do planeta é nosso dever
sera que é tao dificl compreender!


bom esse foi um pequeno poema que acabei de fazer
para que as pessoas se preucupem mais com o que é nosso por direito
de que adianta ter um planeta para si viver
se nele só existir poluiçao ?
eu não quero isso para mim
tenho o direito de viver em um lugar melhor
um lugar aonde haja verde,onde haja agua e tudo que foi feito para se viver feliz e saudavel.

todos nós queremos isso
mais ao menos nos lembramos que é nosso dever cuidar do lugar aonde moramos ?

não
nós so queremos o lucro
sem ao menos trabalhar para salvar o planeta
se cada um fizer sua parte
concerteza tudo podi melhorar
por menor que seja a sua atitude
ela valherá muito para a sua sobrevivencia no futuro

pensem,reflitam e concientize-se.

BeijoS

Unknown disse...

O aquecimento global e uns dos assuntos que mais me chamou a atenção, pois e um problema que se nao for tratado com urgência poderar trazer grandes problemas para o futuro, temos que evitar muitas coisas para ajudar o planeta terra, não vou falar mais sobre o assunto pois ja vai da dia 27 e é sá ate as 23:59 hr do dia 26.

Anônimo disse...

O aquecimento global é na verdade um problema muito grave, na qual merece verdadeira atenção por parte da sociedade.
Para que algo seja modificado em relação a tudo, o homem precisa primeiramente se conscientizar de que a natureza está em perigo e deve ser preservada.
Se o ser humano colocar na cabeça o que o que esta fazendo não esta certo e começar a fazer algum diferente ,o nosso planeta durará muito mais tempo e a sociedade viverá bem melhor que hoje.

Anônimo disse...

O aquecimento global pode trazer conseqüências graves para todo o planeta – incluindo plantas, animais e seres humanos. A retenção de calor na superfície terrestre pode influenciar fortemente o regime de chuvas e secas em várias partes do planeta, afetando plantações e florestas.

Anônimo disse...

No caso de não se tomarem medidas drásticas, de forma a controlar a emissão de gases de Efeito Estufa é quase certo que teremos que enfrentar um aumento da temperatura global que continuará indefinidamente, e cujos efeitos serão piores do que quaisquer efeitos provocados por flutuações naturais, o que quer dizer que iremos provavelmente assistir às maiores catástrofes naturais (agora causadas indiretamente pelo Homem)

Anônimo disse...

O aquecimento global foi um tema muito legal de se estudar e também um modo de aconselhar as pessoas a cuidar do nosso planeta, se não ele pode acabar sendo destruído e se for desse jeito não demorar.
E sem o nosso planeta nós não viveremos, e como base esse tema nos constituímos muitos trabalhos como o festival de curtas, feira de ciência para então conscientizar as pessoas do que esta acontecendo.